Notícias Canoinhas no Facebook

domingo, 16 de dezembro de 2012

Referência em ortopedia e neurologia pode virar uma disputa política

Postado Por: Administrador  |  Em:

Mafra e Canoinhas disputam a Referência nos serviços, mas a decisão deve, ao final, ser política
 
 
Portaria do Ministério da Saúde já credenciou dez leitos do Hospital São Vicente de Paulo para tratamento em casos de AVC – Acidente Vascular Cerebral, mesmo assim, como já publicado com exclusividade pela GAZETA DE ROIMAFRA na edição do último dia 08, o município – que está entre os inscritos para credenciamento para atendimentos de alta complexidade em ortopedia e neurologia, pode vir a não receber o credenciamento se depender da vontade de um político de Canoinhas.
O atual secretário de Saúde de Mafra, Cidemar Ratochinski, salientou que após nossa reportagem, alguns vereadores já se manifestaram em favor de que a Alta Complexidade seja efetivamente implantada em Mafra, cujo Hospital atende a pacientes de diversas cidades.
Ele lembra que Portaria do Ministério aponta que o Município será a sede da 8ª Macrorregião de Saúde, oportunidade em que Mafra poderá ser um polo de diversas Referências em Saúde.
De acordo com Ratochinski, houve uma eleição em Mafra mesmo, para se decidir sobre a Referência em Alta Complexidade, mas representantes de alguns municípios não compareceram, e o resultado restou num empate entre Mafra e Canoinhas, com 08 votos (4×4).
Também nos foi informado que o deputado de Canoinhas já percorreu toda a região em busca de apoio dos vários prefeitos eleitos, principalmente os do PMDB, já com a garantia de que estes iriam apoiar o credenciamento da auto complexidade de ortopedia e neurologia para o Hospital Santa Cruz de Canoinhas.
O secretário diz que hoje Mafra tem uma fila de espera de cerca de 300 pacientes para cirurgia ortopédica, mas conta com bons profissionais na área. “Canoinhas, no entanto, além de não possuir nem um neurologista, também não tem estrutura adequada (aparelhagem) para atender tal complexidade, enquanto Mafra tem quatro profissionais de alto gabarito”, e toda aparelhagem e estrutura necessária para ser referência nas áreas de ortopedia e neurologia, tanto é que o Hospital São Vicente já atende tais casos, destacou.
Além da necessidade de força política para que estes atendimentos sejam realizados na cidade, Cidemar cita que os administradores do Hospital São Vicente de Paula também tem sua parcela de culpa, por não possuir médico plantonista nestas áreas, precisando também criar acessos de urgência e emergência, pois atualmente utilizam como porta de entrada o próprio PA que é gerido pelo município.
Direção do Hospital diz que Mafra oferece as melhores condições para ser Referência
Dario Clair Stackzuk, administrador do Hospital São Vicente de Paulo, diz que o nosocômio deve sim ser credenciado em atendimentos de Alta Complexidade em neurologia e ortopedia, não só pela posição geográfica estratégica como pelos investimentos, mas também por estar agora com dez leitos credenciados para tratamento de pacientes com AVC. “Tudo isso já é o primeiro ponto, porém em muitas vezes a vontade política se sobressai”.
Indagado sobre os critérios para a definição da cidade que deve ser credenciada, se devem ser técnicas ou políticas, disse acreditar que devem ser as técnicas e que “nesse aspecto o Hospital de Mafra sai na frente e já está atendendo os casos de neurocirurgia e ortopedia”.
Dario citou, também, que assim como o atual secretário de Saúde está buscando garantir o credenciamento para Mafra, também o que irá assumir em janeiro, tem que dar continuidade a essa luta, inclusive buscando auxílio de outros secretários que sabem que seus munícipes são atendidos também em Mafra. Tentamos entrar em contato com possível futuro secretário de Saúde Tadeu David Geronaso, por não conseguirmos contatá-lo até o termino desta reportagem. O que abrimos espaço nas próximas edições a todos que queiram se manifestar sobre o caso.
Secretário Regional também irá intervir
O secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Wellington Bielecki, que reassumiu o cargo nesta semana, também foi ouvido por nossa reportagem, garantindo que irá conversar tanto com o político de Canoinhas como, com o governador Raimundo Colombo, destacando que Mafra presta atendimento médico à grande parte dos municípios atendidos pela SDR. “Assim se vê como é importante a decisão política de toda uma sociedade”, disse o secretário.
A Gazeta de Riomafra está lançando hoje uma campanha de conscientização buscando engajar a sociedade mafrense e a toda classe política, para que Mafra não venha perder mais este serviço, como o que ocorreu alguns anos atrás, quando perdemos a referência em oncologia para a cidade de Porto União. Desde já conclamamos a todas as “forças vivas” de Mafra para que entrem nesta luta, para que nossa cidade possa ser referência em alta complexidade em neurocirurgia e ortopedia da região.
 
Fonte: Click RioMafra

0 comentários:

Anuncie Aqui !

Anuncie Aqui !

ASSINE NOSSO E-MAIL E GRATIS